Páginas

Obrigada pela visita!

segunda-feira, 28 de março de 2011

Dica para o Lar - Clareando o pano de prato

Marinheira de primeira viagem eu afirmo que sou quando o assunto é "segredinhos do lar".  Sempre, na medida do possível, ajudava a minha mãe em casa, mas não adianta, é só quando você passa a ter a sua casa é que realmente começa a querer saber o que fazer para melhorar aqui e ali, tirar aquela mancha, etc.

Bom no último final de semana percebi que estarei completando 8 meses de casada e meus panos de prato de uso, estavam com caras de panos de trapo. Corri para a tia Net para ver alguma dica para clareá-los mas, vi mais propaganda de produtos que eu já usei, e não resolveram muita coisa, do que receitinhas caseiras. Então perguntei a minha mãe, se ela conhecia alguma receitinha caseira do tempo da vovó para solucionar o meu problema doméstico. E não é que ela tinha, e foi infalível, por isso vou postar pra que possa ajudar outras marinheiras como eu.

RECEITA PARA CLAREAR PANO DE PRATO

Em uma panela que não esteja no uso ou uma bacia ( eu usei a bacia) coloque um pouco de água ( o suficiente para cobrir os panos de prato) sabão em pó, detergente e um pouco de vinagre.
Leve ao fogo até ferver, quando levantar fervura é só colocar os panos de prato, cuidado para não derramar a mistura, como a minha bacia era pequena eu só pude colocar dois panos de cada vez.
Deixe o pano ferver um pouco e vá mexendo e trocando a posição dele.
Após uns 5 minutos de fervura tire o pano da bacia, enxague em água fria e coloque para secar.
Gentem não é que funciona, os panos saíram branquinhos!!

Ah, a cada troca de pano de prato eu trocava toda a mistura, pois toda a gordura ficava na água.

E por falar em pano de prato...

Alguns panos que eu já pintei:




2 comentários:

Malu disse...

Alê, vc tá mt prendada! Acho q não consigo chegar a esse nível de dona de casa, não... Hehehe!!
Parabéns pelas pinturas!
Lindas!

Anônimo disse...

Alê,

Ameiiiii a dica, era tudo que eu estava precisando neste momento, pois fiz uma festa de aniversario e os meus panos de prato estão horriveis...
Vou por em pratica sua dica agora mesmo, muito obrigada.