Páginas

Obrigada pela visita!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Inesquecível!


Depois de muito tempo pensando creio que essa é a palavra que define a apresentação de minhas turmas e 8º e 9º ano na 12ª Festa Cultural do Aquarela.
A Festa este ano teve como proposta trabalhar com diferentes artistas plásticos brasileiros mostrando um pouco da riqueza artística que temos em nosso país. Fácil é falar sobre eles o difícil foi dançar eles.

Adorei o resultado de todas as danças, assim que eu conseguir material (fotos e vídeos) eu posto.

Essa dança em questão foi a apresentação de encerramento e trabalhamos da seguinte forma:

Os artistas eram: Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral.
 O que esses artistas têm em comum?  O MODERNISMO BRASILEIRO

A proposta bem resumida desse movimento era de que seus idealizadores rejeitavam a arte do século XIX e as influências estrangeiras do passado. Defendiam a assimilação das estéticas internacionais para mescla-las com a cultura nacional, o que daria origem a uma arte vinculada à realidade brasileira. Essa tendência tinha como mensagem romper com padrões rígidos e caminhar para uma criação mais livre.

Traduzindo, estava na hora de mostrar o que nossos artistas sabiam e o que o nosso país tinha pra mostrar sem se prender apenas as informações meio que impostas pelas escolas de artes instaladas aqui.

Partindo da ideia do modernismo a dança retrataria no começo, todos iguais e de branco fazendo os mesmos movimentos, sem direito a usar sua voz. Depois que alguns artistas(alunos) fossem contagiados pelas cores  modernistas ganhariam vida, liberdade de expressão, individualidade, até por que cada um recebeu uma parcela diferente de cores, e sairiam contagiando os demais. Mostrando assim que o modernismo trouxe voz aos artistas brasileiros, não é a toa que é um dos movimentos mais marcantes da arte brasileira.

Tá, depois da ideia da dança , faltavam duas coisas primordiais para que isso tudo se tornasse verdadeiramente uma dança - a música e a coreografia. Foi ai que em uma reunião com os alunos, uma alma iluminada mostrou- nos a tradução da música Firework de Katy Perry. Não preciso nem dizer que a letra fala de explosão de cores e dar voz ao que existe dentro de você. Será que tem alguma semelhança???
E a dança ... agradeço muito a minha grande dinda e amiga, que é também professora de Educação Física desses alunos Mere Hellen.

Ô amiga, obrigada por fazer minhas loucas e insanas ideias ganharem charme e movimento com belos passos sincronizados.

Mais chega de falar!Chegou a hora de mostrar! Os vídeos caseiros estão meio estranhos, mas acho que dá pra entender.

Com vocês a melhor dança:



Obrigada meus queridos, por me darem a oportunidade de fazer uma apresentação que me lembrou muito uma performance que fiz na faculdade onde nos pintávamos ao som de uma música e por ser a primeira equipe a trabalhar com tinta no palco dessa festa!!!

Já perdi as contas de quantas vezes já assisti. 

E vocês o que acharam?









5 comentários:

Roberta disse...

Oiii AlÊ, parabéns minha flor, adorei o trabalho que apresentação mais linda, imagino que vc deve ter ficado muito orgulhosa né, parabéns.
BEijoooooooooos

Amanda disse...

Oi flor obrigada pela visita!!
boa sorte no sorteio
bjos
Amanda - Eu amo cosméticos

Alexandra disse...

Obrigada querida! Enquanto eles dançavam estava no cantinho do palco quase chorando de tanta emoção!

Unknown disse...

Admiro demais a dança!
Parabéns pelo lindo trabalho
Já estou seguindo tbm.
BJoooo
http://domitilasonhadora.blogspot.com

Ana FVP disse...

Adoro dança!!!!